Menu


sábado, 15 de maio de 2010

Matrizes Bidimensionais

A matriz é um vetor bidimensional que armazena informações organizadas em linhas e colunas, porém utiliza o mesmo conceito, de acordo com Tenenbaum; Langsam; Augenstein; (1995 p.47) a matriz ilustra claramente a diferença entre uma visão de dados lógica e uma visão física. Uma matriz é uma estrutura de dados lógica, útil na programação e solução de problemas. Ela ajuda também na organização de um conjunto de valores que dependa de duas entradas.

int A[10][10]

A matriz declarada de nome “A” possui 10 linhas e 10 colunas, para auxiliar o programador a matriz pode ser representada por [ i ][ j ] em que o [ i ] indica o índice de linhas da matriz e o [ j ] o índice de colunas.

É necessário que o programador considere que a organização dos elementos da matriz é parecida com uma tabela.

int B[4][3]




Para a definição das informações da matriz é necessário especificar a posição da linha e da coluna em que será inserido.

int c[2][2]={2,5,3,13}

No processo de armazenar informações dentro de uma matriz, existe a possibilidade de realizar essa inserção usando os comandos da linguagem em que amplia as funcionalidades do programa ou algoritmo.

int i, j, D[5][5]
for (i = 0; i < 5; i ++)
for (j = 0; j < 5; j ++)
D[ i ][ j ] = 5 + i + j;

São necessários dois comandos de repetição “for” para que os elementos possam ser inseridos em todos os espaços da matriz. O primeiro comando de repetição remete a posição da linha em que irá ser inserido e em seguida o segundo comando de repetição passará pelas colunas da matriz e a informação será inserida de coluna em coluna.

O programador tem a opção de definir a quantidade de variáveis da matriz para não perder a quantidade de elementos e poder utilizar esse tamanho definido em outras partes do algoritmo.

#define Lin 10
#define Col 10

int i, j E[Lin][Col]

for (i = 0; i < Lin; i ++)
for (j=0; j < Col; j ++)
E[ i ][ j ] = Lin + Col – j

Na criação de uma matriz também existe a possibilidade do usuário digitar as informações que irá defini-la.

#define Lin 3
#define Col 3

int I, j F[Lin][Col]

for(i=0; i < Lin; i ++)
for (j=0; j < Col; j ++)
scanf(“%d”, &F[ i ][ j ])

Para visualizar os dados inseridos é preciso também utilizar dois comandos de repetição.

#define Lin 10
#define Col 10

int i, j G[Lin][Col]

for(i=0; i < Lin; i ++)
for (j=0; j < Col; j++)
printf(“Linha %d Coluna %d possui o valor: %d”, i, j, E[ i ][ j ])

As matrizes são úteis para organizar listas de registros com endereços, nome e telefone, também é utilizado para armazenar tabelas de preços de vários produtos e organizar as notas semestrais.

Apesar das matrizes poderem armazenar várias informações, ela é limitada a somente um tipo de dado, ou seja, a matriz possui informações exclusivamente de um tipo de variável como “int” ou “float”, mas nunca dos dois tipos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário