Menu


sábado, 15 de maio de 2010

Registros

Uma struct é um comando em C que armazena uma coleção de várias variáveis e é possível conter tipos diferentes. É utilizado no conceito de registros em que é possível utilizar a mesma parte dos comandos armazenados em outras partes do programa. Struct é uma abreviação de structures que quer dizer estruturas. (FEOFILOFF, 2008).

A estrutura possui um grupo de itens em que são identificados por um identificador próprio, esses itens são conhecidos como membros da estrutura. Nas linguagens de programação a estrutura pode ser chamada de “registro” e os componentes da estrutura de “campos”. (TENENBAUM; LANGSAM; AUGENSTEIN; 1995).

struct info
{
int dia;
char nome[10];
char endereço[25];
float salário;
} ;

A estrutura (struct) armazena os tipos das variáveis que poderão ser utilizadas diversas vezes pelo programa.
struct info a;

struct info b;

As informações poderão ser armazenadas na estrutura “a” ou na estrutura “b”.

a.dia = 25;
a.nome = ‘Carlos’;
a.endereco = ‘Rua das laranjas’;
a.salario = 340,50;

Na inserção de dados na estrutura é necessário especificar o nome da estrutura para inserir as informações.

A implementação das estruturas em que as variáveis são declaradas como sendo de um determinado tipo, é como dizer que o identificador refere-se a uma determinada parte da memória e que o conteúdo dessa memória é interpretado de acordo o tipo definido.

O tipo especifica a quantidade de memória que está reservada para uma variável e o método em que a memória será interpretada (TENENBAUM; LANGSAM; AUGENSTEIN; 1995).

Os conceitos de endereços de memória são importantes para a manipulação adequada das listas e de implementações de estruturas de dados nos programas ou algoritmos.

A estrutura struct ou registro possui um endereço de memória no computador, e com isso podemos utilizar ponteiros e parâmetros para realizar a implementação de uma estrutura. (FEOFILOFF, 2008).

struct data {
int dia;
int mes;
int ano;
} ;

struct data *p;
struct data a;
p = &a;
(*p).dia = 31;

A estrutura “data *p” é um ponteiro para o registro data, no comando “p = &a” a variável “p” está apontando para “a” ou seja, a estrutura de “p” está no endereço em que a variável “a” se encontra e em seguida o ponteiro “p” que aponta para a variável “dia” e recebe o valor “31”.

p->mes = 8;
p->ano = 2005;

O comando “p->mes” realiza a mesma operação do comando “(*p).mes”.
As estruturas podem ser renomeadas para facilitar o programador na chamada da estrutura em qualquer parte do programa.

struct informacao {
char rua[20];
char bairro[10];
int numero;
} typedef struct informacao endereco;

A instrução “typedef” habilita a nomear a estrutura novamente em que primeiro precisa escrever o nome antigo e em seguida o novo nome para a estrutura.
As estruturas structs ou registros são úteis para realizar formulários, cadastro de clientes, lista de endereços e até uma lista telefônica. As structs podem armazenar uma grande quantidade de informações dependendo do quanto de memória o computador dispõe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário